Pelo terceiro ano consecutivo, SC Arcozelo obtém certificação da FPF como entidade formadora

No sábado (19/02), o futebol do SC Arcozelo recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a distinção como entidade formadora para a época 2021/2022. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Fórum da Maia e contou com as presenças do presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, entre outras autoridades. O nosso clube foi representado no evento pelos coordenadores José Gouveia (na foto, ao centro) e Pedro Costa.

É com imenso orgulho que o SC Arcozelo recebe esta certificação, pois ela materializa os nossos esforços na busca constante de qualificar o clube e, por consequência, otimizar os serviços oferecidos aos nossos atletas e demais intervenientes que se relacionam connosco.

É importante salientar que este é um processo contínuo e permanente de aperfeiçoamento, pois a manutenção desse “selo de qualidade” depende de auditoria anual da FPF. Portanto, estamos muito felizes com esta renovação de uma conquista adquirida lá na época 2019/2020 e mantida através de muito esforço coletivo.

Estamos cientes de que a nossa responsabilidade aumenta, pois precisamos estar em constante atualização para elevar o clube a novos patamares, em termos formativos.
Nunca é demais lembrar que a pandemia de Covid-19 representa um esforço acrescido de todos para que os processos sejam cumpridos. Quer por parte da FPF, da AFP e, principalmente por parte dos clubes.

Para além de um agradecimento coletivo a todos os envolvidos neste árduo trabalho em equipa, queremos agradecer e salientar a entrega dos atuais coordenadores José Gouveia e Pedro Costa, que lideram permanentemente a maior parte deste processo. MUITO OBRIGADO!

A Certificação

O processo de certificação do SC Arcozelo como Entidade Formadora, seguindo o novo modelo implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) há quatro épocas, estende-se por vários meses. Neste período, realizam-se muitas reuniões para elaboração de documentos, implantação de novos métodos organizacionais, melhoria da sinalética, aquisição de equipamentos, ações de formação nas áreas médicas, sociais e desportivas, entre outras atividades.

De acordo com o Regulamento de Certificação de Entidades Formadoras da FPF, dado nosso atual enquadramento competitivo, que leva em conta o número, os escalões e o nível das competições nas quais o nosso Clube está inserido, atingimos o nível de três estrelas, o máximo que podemos aspirar neste momento.

Os critérios obrigatórios exigidos para obtenção da certificação abarcam diversas áreas do Clube, assim divididas pelo próprio regulamento da FPF: Planeamento e Orçamento, Estrutura Organizacional, Recrutamento, Formação Desportiva, Acompanhamento Médico-Desportivo, Formação Pessoal e Social, Recursos Humanos, Instalações e Logística e Produtividade.